ALZHEIMER OU DOENÇA DE ALZHEIMER
As vezes os familiares não percebem alterações físicas ou comportamentais ou muitas vezes se percebem não dão a devida atenção por acharem ser comum devido a idade.
Outrossim, com a piora e agravamento do quadro, o idoso é levado ao médico e com o diagnóstico, a família passa a viver como se fosse uma sentença recebida.
Alzheimer é uma demência neurodegenerativa, sendo uma forma mais comum em pessoas idosas. Não se conhece a causa, mas acredita-se ser determinada geneticamente.
Quando certas proteínas do sistema nervoso central começam a dar errado, surgem fragmentos de proteínas mal cortadas e tóxicas dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Devido a toxicidade, ocorre a perda progressiva de neurônios em partes de regiões do cérebro como o hipocampo que controla e memória e do córtex cerebral que controla a linguagem e o raciocínio bem como reconhecimento de estímulos.
São sintomas comuns :
* dificuldade em acompanhar conversas ;
* dificuldade em elaborar estratégias para solução de problemas;
* não recordar acontecimentos recentes;
* repetir as mesmas perguntas com frequência;
* irritabilidade;
* agressividade;
* isolamento;
* desconfiança;
outros .
A Doença de Alzheimer tende a evoluir de forma lenta e costuma ser dividida em 04 estágios a saber :
Estágio 1 - alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais., sendo esse estágio chamado de forma inicial.
Estágio 2 = insônia, dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos, sendo esse estágio chamado de forma moderada.
Estágio 3 – Incontinência urinária, fecal, dificuldade para comer e para realizar tarefas diárias, sendo esse estágio chamado de forma grave.
Estágio 4 - restrição ao leito, dores ao engolir, mutismo e infecções intercorrentes, sendo esse estágio chamado de terminal.
importante : Em uma doença progressiva nem sempre é fácil determinar resultados. É fundamental que os familiares façam um diário para anotar a evolução dos sintomas, como por exemplo, se os afazeres estão sendo desenvolvidos com maior facilidade pelo paciente, se a memória melhorou, se o quadro está estável, como está reagindo com a medicação e etc.
É indicado o acompanhamento por um médico para avaliar a evolução do quadro. Alzheimer é uma doença incurável e como em todas as outras, os melhores resultados ocorrem quando o tratamento é feito desde a fase inicial da doença.
Notadamente existem tratamentos a situação proporcionando qualidade de vida ao idoso e à família.
Olá! Clique em um de nossos representantes e tire todas as suas dúvidas.